LIGUE: (21)967547421

LIGUE: (21)9968052441

cabode tração trocas.png

Cabo de aço para elevadores, quando se deve trocar?

 

 

 

 
O cabo de aço de elevador é peça chave no sistema de tração do equipamento para garantir a segurança dos moradores e usuários do edifício.
De acordo com uma matéria publicada no portal da Central Press, esse é o meio de transporte mais seguro do mundo, depois dele vem o avião e o trem, respectivamente.
Por mais seguro que seja, não é difícil encontrar nos meios de comunicação matérias vinculadas a acidentes e até óbitos causados pelo chamado ascensor, em virtude do rompimento ou falhas em seus cabos.
Como todo equipamento, este também sofre desgaste com o tempo e uso. Por isso, todos os condomínios devem realizar a devida manutenção e troca de elementos.
Quer saber porque é preciso fazer a troca dos cabos de aço do elevador e quando ela deve ser feita? Continue a leitura e confira.
Como funciona o cabo de aço de elevador?
Os elevadores com sistema de tração com cabos de aço e contrapeso são compostos dos seguintes elementos:
  • máquina (motor), que é geralmente instalada no terraço do edifício,
  • polia,
  • cabos de tração ou cabo de aço,
  • cabina, local onde as pessoas entram ou cargas são acomodadas para serem transportadas.
Esses cabos de aço têm a função de sustentar a cabina que fica suspensa no passadiço, o vão aberto por onde o elevador passa entre os andares.
Eles também são responsáveis por movimentar a estrutura cada vez que é acionada pelo usuário para subir ou descer, suportando toda a carga existente em seu interior, tendo como apoio a polia enquanto se desloca.
Geralmente, um único cabo do sistema de tração tem entre 6 a 8 cabos que o compõe e esses fios são altamente resistentes.
Como você pode observar nas imagens acima e abaixo, eles são confeccionados a partir de fios de arames entrelaçados, que formam um elemento resistente.
Quando fazer a troca desses cabos?
Por mais resistente e seguro que um cabo de aço de elevador seja, com o tempo e o uso ele vai sofrendo desgastes, como qualquer outro elemento que compõe equipamentos e máquinas.
Segundo a NBR NM 207/99, a substituição desses elementos é necessária, porque em decorrência do uso diário, em determinado momento, eles atingem seus limites de desgaste e fadiga.
Quando o cabo de aço de elevador deve ser trocado? Você vai encontrar muitos conteúdos e orientações no mercado informando que o prazo para troca é de 10, 15  e até mais de 30 anos.
Mas essa questão é muito relativa, porque primeiro envolve todo o processo de instalação. Desse modo, se ela foi mal feita com certeza influenciará na vida útil dos fios.
A manutenção mensal também é essencial para limpá-los e lubrificá-los, o que aumenta a vida útil e garante maior segurança no sistema.
uso correto também contribui para um maior tempo de duração. Excesso de cargas e uso indevido comprometem a integridade dos mesmos.
A quantidade de viagens que o elevador faz diariamente também contribui com o desgaste.
Entretanto, alguns sinais denunciam o momento certo para substituição dos cabos de aço, como:
  • arames rompidos visíveis atingirem 6 fios em um passo ou 3 fios em uma perna,
  • corrosão acentuada no cabo,
  • desgaste dos arames externos maior do que 1/3 de seu diâmetro original,
  • diminuição do diâmetro do cabo maior do que 5% em relação ao seu diâmetro nominal,
  • danos por alta temperatura ou qualquer outra, deformação ou distorção no cabo (como dobra, amassamento ou “gaiola de passarinho”) exigem substituição por um novo.
Veja a seguir imagens de cada um desses casos:
Arames rompidos
Diminuição de diâmetro
Corrosão
Deformação (gaiola de passarinho)